terça-feira, 3 de março de 2009

O governo Lula vai vender bicicletas a custos subsidiados em todo o Brasil, a partir de março. Vários ministérios estão envolvidos na operação e o Ministério dos Esportes já foi o primeiro a fechar a parceria no projeto, desenvolvido pela empresa pernambucana Interset. Os ministérios da Saúde, Cidades e Transportes também farão parte do projeto.


O sócio da empresa, Filogonio Araújo de Oliveira, revelou ao Blog de Jamildo, com exclusividade, que a meta do projeto é vender um milhão de biciletas no primeiro ano. Cinco milhões em cinco anos. “Considerando que há 5,6 mil municípios, não será uma tarefa difícil vender 200 bicicletas em cada município”, ponderá.

São, ao todo, 10 ações. Uma das iniciativas visa ajudar no transporte escolar, com distâncias entre 3 e 15 quilômetros, na zona rural, onde o deslocamento é complicado. A estrela da festa das bikes deve ser o programa Bicicleta do Trabalhador, que ajudará o popular a ir para o trabalho.

No caso do ministério dos Esportes, a idéia é estimular uma competição nacional de bikes, depois que cada escola faça suas competições, com ciclistas locais. Até o Ministério do Desenvolvimento Agrário fará parte do projeto, providenciando bicicletas para os assentamentos. A forma de operação também será inovadora, usando a estrutura dos Correios.

O interessado irá a uma agência, fará um cadastro e pagará R$ 10,00, referente à primeira prestação. A bicicleta será paga em 30 prestações, em um boleto. Sem juros.

Em 15 dias, a magrela chega na casa do comprador. Vai valer para a área urbana e rural, principalmente. A empresa Caloi é uma das envolvidas no projeto, devido ao volume elevado de encomendas. O que se espera é que os prefeitos tomem vergonha e façam ciclovias para o povo andar.


Um comentário:

Marcelo L. M. Trevisan disse...

Só espero que essas bicicletas não saiam a preços de carros